quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Mito da Ilha - Papai Noel o deus dos adultos.

Certa vez em um navio, viajavam mulheres e crianças para um evento em um lugar longínquo.
As crianças entre três e oito anos e as mulheres já idosas, professoras deste grupo.
Sem muitas redundâncias adianto que uma tempestade absurda os surpreendeu no meio deste passeio paradisíaco, no meio do oceano.
Eis que logo os poucos homens que eram os marinheiros, lutaram para salvar - como manda a regra - primeiramente às mulheres e crianças tripulantes.
Após fortes ventos e ondas de quatro ou cinco metros, poucos restaram, aqueles de corpo mais leve foram lançados para uma ilha deserta.
Lá alguns marinheiros puderam ensinar modos de sobrevivência aos náufragos famintos e desesperados, porém, com uma maioria de crianças e entre os adultos uma maioria de mulheres, logo que o controle e domínio foram femininos, as mulheres sabiam a importância de manter vivas as crianças não imperando ali a lei do mais forte.
Com o tempo, já sem esperança de ser encontrados, haviam pessoas em cabanas improvisadas ou que se abrigavam em cavernas, uma sociedade se instaurou naquele lugar.
Eis que se criaram calendários e, com isso, para amenizar a dura vida que levavam também houve uma tentativa de se manter a cultura e costumes daquelas pessoas, com festividades e datas comemorativas.
Dentre essas datas, uma que era eleita a mais apreciada pelas crianças, o natal. Elas chegaram lá, ainda com a ilusão de que Papai Noel existia.
Décadas se passaram, sem que essas pessoas tivessem novo contato com a civilização, as crianças cresceram, tiveram filhos, os primeiros adultos morreram, sem muita demora, pois não havia remédios.
Certo dia decidiu-se que poderia haver um totem em homenagem ao Papai Noel, já que desde que seus velhos se foram, ele já não mais os visitava.
Acreditou-se em ira ou revolta por algum mau comportamento, vista que os adultos em grande maioria morriam de doenças.
Papai Noel se tornou um deus, para o qual se dava mérito a tudo que acontecia de bom e ruim e, para quem se fazia pedidos em busca de realizações mágicas de seus desejos.
Pois bem, eles nunca souberam que Papai Noel jamais existira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 3 + populares.