terça-feira, 16 de março de 2010

Do Homem Criador

            O que nos diferencia dos outros animais? Nossa principal diferença é a  capacidade de criar.
            Já ouvi dizer que a diferença seria o polegar que nos permite operar ferramentas. Mas acredito que ainda que outro animal o possuísse, não seria capaz de criar nada.
            Na escola aprendi que o homem nasce, cresce, tem filhos e morre. Que imenso absurdo, somos muito mais complexos que isso.
            Somente o ser humano é capaz de adquirir virtudes e essas virtudes provêm dos nossos atos.
            E qual o valor de um homem que só nasce, cresce, tem filhos e morre?
            Este é como qualquer animal irracional ou pior eu diria, um cão que arriscou sua vida para salvar o seu dono vale um pouco mais.

            Uma pessoa que não fez nada em toda a sua vida, por mais tenha sido gentil e cheia de adjetivos precisa deixar algo registrado ou sua memória perpetuará por no máximo três gerações.
            Mas aquele que escreve um livro, pinta um quadro, aquele que cria. Esse será lembrado, inspirará, emocionará por diversas gerações. Este não é como o cão que salvou a vida de seu dono. Ele é humano completo, complexo a apaixonante.

            Um professor uma vez disse diante de uma sala de aula com muita bagunça no momento que muitos alunos simplesmente ignoravam a sua presença:
            - Entre vocês apenas 5% serão de fato pessoas que farão a diferença. O restante é somente um monte de gralhas que só servem para atrapalhar e conturbar o processo quiçá um dia eu pudesse apenas dar aula a esses 5% e colocar os outros para fora da sala, mas eu não tenho como saber, só o tempo revelará o que há dentro de cada pedaço de carvão em minha frente.
            Isto dito esse professor foi respeitado por toda a sala o resto do semestre e ainda é lembrado, seu ensinamento é passado adiante. Ele fez a diferença e eu percebi que essas gralhas estão em todos os lugares, entre professores, médicos, advogados, donas de casa... Se for para escrever um livro, uma pintura ou qualquer criação medíocre não faça. Você vai perder o seu tempo e o de quem parou para apreciar a sua obra.
           
Um poema de Carlos Vogt sobre evolução:

Evolução das espécies Por Carlos Vogt.*


A natureza
do homem é
a cultura




*Fonte: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&id=175&edicao=17

2 comentários:

  1. "As pesssos vivem para o melhor" Frase de uma peça de teatro escrita por Gorki. Por exemplo, existe um marcineiro, que reinventa uma técnica para a marcenaria, assim, ele marca uma época, e todos os marcineiro verão a diferença do antes e do depois.A gente não sabe que criança dentro da sala de aula pode revolucionar ou fazer a diferença, o dificil está em dar a possibilidade a todos eles.

    ResponderExcluir
  2. estudo pra ser uma professora de artes (uma professora digna e que possa fazer a diferença). Esse texto me tocou muito.

    ResponderExcluir

Top 3 + populares.